quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sou Músico ou Levita?




Bateristas, baixistas, guitarristas e tantos outros ‘ISTAS, não esquecendo os cantores, é claro, será que somos todos Levitas? Será que todo Músico é Levita e todo Levita é Músico? Afinal, qual a diferença?
Nos dias de hoje, os músicos são conhecidos como “Levitas do Senhor” dentro do meio cristão, mas poucos sabem quem eram os levitas e quais funções eles exerciam dentro da casa de Deus desde a ‘Era Mosaica’. Aqui vamos clarear as ideias, e bater um papo entre passado e presente. Então poderemos rever nossos conceitos e reafirmar o que somos.
A denominação Levita, vem do nome de um dos filhos de Jacó, Levi. No segundo ano em que os israelitas saíram do Egito, o Senhor orientou Moisés a contar a quantidade de homens existente em cada tribo, a única tribo que não foi contada foi a de Levi, por ordem do Senhor, e por fim atribuiu algumas funções a esta tribo (Nm 1.18, 47).
Então chegamos a grande questão, qual função foi atribuída aos levitas?
Nesse mesmo capítulo de Números, o qual foi citado agora a pouco, a partir do versículo 50, obtemos a resposta para essa pergunta. Os levitas tinham a função de cuidar do tabernáculo do Testemunho, eles guardavam e mantinham o templo sempre limpo, cuidavam dos utensílios do templo, montavam e desmontavam a tenda da congregação, ministravam no tabernáculo. Deus adotou a Tribo de Levi como sendo dele mesmo, os levitas pertenciam a Ele.  
Ao conhecer o contexto da história, percebemos o quanto ser levita não era tarefa fácil. Em nossos dias encontramos tantos músicos sendo denominados levitas, porém não conseguem por em ordem o seu próprio Templo (1Co 6.19), vemos levitas que não entendem que uma de suas funções é servir, sim SERVIR, ajudar o irmão, nem que seja com um incentivo pra começar a tocar\cantar ou até mesmo encoraja-lo em fazer algo em outra área que não seja a musical. Muitas vezes não compreendemos que fomos separados por Deus e que somos escolhidos por Ele para ministrar no tabernáculo, e que pra ministrar é necessário conhecer e prosseguir em conhecer- Lo (Os 6.3 a), afinal, como podemos falar de alguém que não conhecemos, ou que simplesmente não temos nenhuma intimidade? E quanto mais nos aproximamos de Deus, mais santificação buscamos, pois é necessário se santificar porque nosso Deus é santo (1 Pe 1.16).
Voltando um pouco para a história, os levitas eram uma espécie de auxiliares dos Sacerdotes, mas... Espera, porque as pessoas geralmente chamam os músicos de levitas? vocês vão concordar comigo  que até agora não apareceu nenhuma função atribuída a louvores, certo?!
Bom , essa atribuição de louvar e tocar no templo foi dada aos levitas por Davi (1 Cr 6.31,32), depois que a Arca teve repouso, ou seja, não era mais necessário ficar mudando o tabernáculo de lugar. Apesar dos músicos terem sido nomeados por Davi, a descrição de sua linhagem desde Levi legitima essa nomeação segundo a vontade de Deus (1 Cr 15.2).
Por fim, acredito que precisamos refletir sobre o que nós somos, se músicos ou levitas. Caso você seja um músico, é hora de sacudir a poeira e mãos a obra, ainda há tempo pra fazer a diferença de acordo com o que Deus colocar no seu coração, não seja apenas mais um músico, faça jus ao nome que te foi concedido, honre aquEle que te honrou com um dom tão precioso. Caso você se considere um levita, não se contente com o que já é, corra atrás para crescer na fé, buscar o entendimento vindo do céu, ter mais intimidade com o Espírito Santo, e claro, amadurecer como músico, afinal devemos sempre dar nosso melhor.
Esse aprendizado se estende para a Igreja também, todos somos chamados para servir de alguma forma, de acordo com o dom que nos é dado por Deus.  

Que possamos aprender e refletir em como ser Músico Levita do Senhor, e que tenhamos a capacidade de exercer nossa função com carinho, sempre lembrando que somos servos do Senhor, feitos para servir na obra com o coração entregue a Ele, que é o único digno de Toda honra e Toda Glória.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Quando você deixa o propósito de Deus acontecer





Era uma semana comumente normal, uma doce brisa levantava a poeira levemente, e os pássaros estavam cantando desde muito cedo nas redondezas. Uma das belezas de Belém era o dourados das folhas das videiras, que caíam e se acumulavam nas encostas das colinas, o sol trazia em seus raios aquele tom de dourado que era de tirar o fôlego. Enquanto o menino pastor cuidava das suas ovelhas, se alegrava pelo divino poder de Deus em fazer tal espetáculo. Seu ser exalava adoração, de repente tudo era motivo para agradecer e compor lindos salmos em adoração ao Criador. Davi, o pequeno Davi, mal sabia que lhe estava aguardando toda uma história de batalhas, vitórias e de profunda intimidade com Deus. Ungido por Samuel, o profeta, Davi se encontra na responsabilidade de deixar acontecer os projetos de Deus em sua vida. Aos poucos Deus vai fazendo acontecer, coloca Davi dentro da casa do rei Saul, o seu louvor sincero é capaz de acalmar toda aquela angústia que Saul vinha sentindo. Davi vai vencendo cada etapa que o Senhor o proporciona, e a cada etapa vencida ele busca a face do Senhor, ele só queria ter certeza de que o Mestre ainda o estava guiando.

A história de Davi é uma história cheia de lutas e vitórias que marcaram todo um povo. Tudo que aconteceu com um menino tão jovem já havia sido projetado por Deus, então Davi se jogou no mar de sonhos e se deparou com o grande propósito sendo revelado através de sua vida.

Davi pensou em desistir? Talvez. Mas não desistiu! Davi sofreu? Talvez mais do que pudermos imaginar. Mas não desistiu! Davi não foi usado para simplesmente ser um exemplo, ou uma lição para alguém, ele não era a “marionete” de Deus para ensinar alguma coisa. Tudo, tudo que aconteceu com Davi foi projetado, tinha um propósito, tinha um plano, e era plano para vida dele. Você consegue sentir o cuidado de Deus em projetar toda uma história de vitória para alguém? Deus sonhou a história de Davi! Deus sonhou em fazê-lo feliz e o entregar todo um reino pelo seu poder. Talvez você me pergunte: e os desafios? E as coisas que não deram certo? Também era projeto de Deus? E eu te respondo que sim. Nunca foi fácil conquistar algo, e que tipo de conquista seria essa sem uma batalha? Contudo, a presença do Senhor estava com Davi e isso bastava para que ele sentisse paz e segurança. Toda essas adversidades aproximaram Davi do Pai, e de repente estavam tão próximos que num simples soprar do vento Davi sentia e ouvia o falar de Deus. Se Davi não estivesse passado por tudo aquilo que a bíblia nos conta, quem seria Davi? Uma pessoa qualquer.


O que nos faz diferente é a doce presença de Deus. Jesus nunca nos escondeu que dificuldades viriam, mas em sua palavra nos diz: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)”.
Ele ainda nos anima dizendo que assim como Ele, somos capazes de vencer este mundo. Queira, sinta, se encha da presença de Deus! Tem muito mais para mim e para você, então queira mais, desfrute da glória Dele. Os Seus propósitos são sempre melhores, e há um grande impacto em nós mesmo e nas pessoas quando nos deixamos ser levado pelo seu poder. Não tenha medo de se entregar, não tenha medo do que pode acontecer, ande com Ele, e quando os planos Dele forem se concretizando você não irá querer deixá-lo por nada. É na fraqueza que Ele te faz forte, não se preocupe, deixa ele te levar no vento dos melhores sonhos e concretizar os planos que tem para você. Vá com Ele até o fundo, tem mais dEle pra ti!

By: Mirrayla Hamanda