"(...) algumas sementes caíram em uma terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente." (Lucas 8.8)
A parábola da semente, contada por Jesus, é uma ajuda para que possamos examinar a nós mesmos, onde a terra é o nosso coração e a semente é a palavra de Deus. Essa parábola é claramente a situação que encontram-se muitos corações dentro das igrejas, o que faz com que ao lermos a parábola, pensemos: "Isso diz respeito a mim, meu coração é mencionado aqui". Será que o nosso coração é uma terra fértil pronta para florescer o arrependimento, fé e obediência? Peça a Deus para ajudá-lo a ver em que condição o seu coração está e que você possa ter um coração humilde e pronto para receber a verdade de Deus em seu coração.
"As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem." (Lucas 8.14)
Acredito que, por muitas vezes, ervas daninhas sufocaram a palavra de Deus em nosso coração por que em algum momento as outras coisas pareceram mais atrativas. Podemos então perceber que a palavra de Deus até foi germinada e começou a crescer, mas as preocupações deste mundo e os afazeres do dia a dia muitas vezes encobrem a importância de Deus e do Seu Reino em nossas vidas.
Sabendo que a unica semente que produz frutos é a que é lançada em uma boa terra, vamos refletir: Qual a aparência do seu coração? Tem sido uma terra fértil ou uma terra seca, pedregosa, com espinhos? Como você tem recebido a palavra de Deus? Quando o nosso coração é bom e honesto, ele recebe a semente (ouve a palavra de Deus), ela é germinada (guardamos no coração) e então nascem os frutos (nos arrependemos, cremos e obedecemos).
Deus hoje está te chamando para um resgate profundo, de mudanças. Ele quer tratar a terra para que ela possa ser boa para o plantio novamente. E então tudo o que for plantado irá crescer e criar raízes firmes e consolidadas, gerando novas respostas à palavra de Deus. O seu coração terá novamente prazer na semente que será plantada. Cultive esse presente de resgate que o Senhor está te proporcionando, ninguém mais tem o poder de transformar o solo do seu coração de maneira tão ímpar e restauradora. Peça a Deus que limpe seu coração, perdoe todas as injustiças e cure todas as rachaduras no solo.
Vamos orar: "Senhor, eu aceito a transformação que você está me ofertando nesse momento de ser novamente uma terra fértil e que gera frutos. Que a sua palavra permaneça viva em meu coração, que eu produza uma colheita plena de justiça e que os meus frutos sirvam de alimento para mim e para aqueles que estão ao meu redor, sendo outros alcançados, também, pela sua maravilhosa graça. Me dê constância e capacidade para cuidar da terra e da plantinha que renascerá em mim todos os dias, fornecendo à ela os cuidados necessários para que eu possa florescer com ramos que se renovam e não cessem os frutos. Amém."Que o Senhor te abençoe e o faça frutífero em toda a sua trajetória.