quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Chamados Para a Liberdade




Hoje iremos falar sobre uma história muito conhecida: A Trajetória dos Israelitas até a Terra Prometida. Moisés foi escolhido para libertar o povo da escravidão do Egito, conduzindo-os pelo deserto até que chegassem ao seu destino. A trajetória pelo deserto pode ser imaginada como um local onde Deus queria ensinar e aperfeiçoar alguns pontos na vida de cada uma daquelas pessoas que estavam indo rumo à um nova terra, para que elas pudessem chegar lá de maneira pura e simples, livres de todas as "amarras" que poderiam os impedir de passarem às portas, da mesma maneira que estamos seguindo a nossa trajetória rumo aos céus e sendo aperfeiçoados e moldados dia após dia pelo nosso Criador.
Muitas das pessoas que seguiam o caminho sentiram vontade de desistir, outras se deixaram ser vencidas pelas dificuldades e ficaram pelo caminho... Mas Deus também foi provedor para essas pessoas enviando o maná para que eles pudessem ser alimentados, pôs sobre eles uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite para que as temperaturas extremas do deserto não os consumissem, fez com que brotasse água do meio de rochas para que eles pudessem ter sua sede saciada, os fez pisar em terra seca no meio do mar, livrando-os dos egípcios que os perseguiam, os livrou de muitas pragas que acometeram o Egito enquanto ainda estavam lá; é uma trajetória repleta de milagres.  

E mesmo com tamanha manifestação do poder de Deus e do seu cuidado, eles foram dominados algumas vezes pelos seus desejos e anseios e deixaram que a natureza humana falasse mais alto, como por exemplo quando construíram um bezerro de ouro para ser adorado, descumprindo o mandamento, ou mesmo o trajeto ser prolongado por quarenta anos no deserto por que ao longo da viagem eles perderam a fé e a obediência. As vezes a nossa vida grita pela liberdade, seja em se expressar ou em qualquer outra área, e, sabendo disso, somos orientados da seguinte maneira:
"Vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês." (Gálatas 5.13)

As vezes encaramos a liberdade como um fator determinante na nossa vida e a usamos como escudo contra a orientação de outras pessoas e até mesmo da voz de Deus, justificando nossas ações errôneas e maneira de se expressar, de se portar frente a algumas situações. Todos somos livres e desfrutamos dessa liberdade desde que o véu foi rasgado e fomos alcançados pela graça salvadora por meio de Jesus e seu sacrifício. Mas a nossa carne e natureza humana as vezes quer usar dessa liberdade para seguir os nossos próprios caminhos, fazer aquilo que sentimos vontade de fazer, sem pensar se está sendo errado ou certo, viver de uma maneira que só alimenta a nossa carne e os nossos desejos carnais, por que nossa natureza é pecaminosa e não estamos tão propensos a seguir as coisas boas e que edificam o nosso espírito. E ainda assim, podemos seguir os caminhos que agradam ao nosso coração, vejamos o que diz Salomão a esse respeito:

"Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer." (Eclesiastes 11.9)

O amor que o Criador tem por nós é tão grande que ele permite que vivamos da maneira que escolhemos viver, seguindo nossos próprios caminhos, mas esclarece a nós que é a palavra da verdade que nos libertará para que de fato sejamos livres e deixemos de viver na escravidão do pecado. (João 8.32, 35). E é para essa liberdade que fomos chamados, para a liberdade de desfrutar uma nova vida em Cristo, sem manchas em nossas vestes, sem pecados que nos prendam ao erro, chamados para viver a liberdade que foi conquistada para nós através da cruz, fazendo a vontade de Deus sem se sentir oprimidos ou por imposição, mas fazendo com amor aquilo que Ele nos direciona.
Hoje é ofertado a você a oportunidade de ser livre da sua própria vontade e das coisas que não agradam a Deus, deixando de viver a libertinagem e passando a viver a real liberdade que você encontra em Jesus para que um dia você possa adentrar à Terra Prometida para nós que é o céu, tendo uma vida transparente e não se envergonhando de nada. Qual a sua escolha?

"Você tem que entender que a sua história quem escreve é você." (Josyanne)

Oro para que sua vida seja completamente guiada por Deus e que todos os dias possamos ser moldados conforme o seu querer, sendo livres por meio dele e trazendo outras pessoas das trevas para a luz que é Jesus. Seja liberto e que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário