sábado, 29 de outubro de 2016

Aguçando os Ouvidos



A música se faz presente em cada detalhe de nossas vidas, não precisa ser músico para nota-la, basta apenas se permitir ouvi-la. 
Em um dia de chuva, enquanto eu ia para parada de ônibus, no meio do caminho a chuva que outrora estava fraca começou a engrossar, então resolvi procurar um abrigo e esperar a chuva diminuir novamente. Nesse período de tempo, comecei a perceber os sons que me cercavam: a chuva que caía no teto do prédio, produzia um som diferente da chuva que caía no parque ao lado, o vento forte que era barrado nesses mesmos prédios, balançava as árvores de maneira suave, os trovões que ora fraco, ora forte ecoavam diferentes notas em alto e bom som, ás vezes prolongado, outras vezes mais curto, e traziam a chuva que caía de maneira inconstante ora engrossava, ora afinava. Em cada detalhe pude perceber que os sons mesmo diferentes se complementavam. Fechei meus olhos e me silencie, concentrei para ouvir a música que a criação proclamava a Deus.  Aquela música me fez sorrir, era como se eu percebesse uma orquestra bem ali, estava tão lindo que resolvi gravar no meu celular pra conseguir relembrar daquele momento mais tarde.  Pude ouvir a música ali, tão presente quanto num áudio de celular, ou numa apresentação de orquestra.
Pensando sobre esse momento, resolvi falar de três princípios fundamentais para ser um bom músico. Não importa se você é iniciante, intermediário, avançado ou se tem o desejo de tocar um instrumento (isso inclui também cantar), mas quando se tem esses três elementos, somos jorrados por informações que nos faz aperfeiçoar como músicos.
Vamos começar então?!

                      Saber Ouvir:  Parece até que se remete a um principio filosófico, mas quando falamos em “saber ouvir”, não se trata apenas ouvir por ouvir, ou simplesmente ouvir o que parece ser uma música boa, vai além.  Saber ouvir está relacionado à prestar atenção nos detalhe, seja ouvindo uma música ou estando em um ambiente com sons mecânicos ou naturais. Este fundamento é primordial para o desenvolvimento musical. Através dele aprendemos coisas novas e agregamos ao nosso conhecer musical novas informações. Quanto mais você trabalha o ouvido mais perceptível aos detalhes se torna e mais informações musicais você aprende, além de facilitar na hora de aprender a tocar\ cantar uma música nova. Esse elemento também nos incentiva a buscar o que nos falta estudar pra executar melhor o instrumento e assim conseguir tocar uma frase musical, ou uma segunda ou terceira voz. Através desse primeiro fundamento o próximo acaba se tornando consequência.

 Vamos fazer um exercício para aguçar nossa percepção?

·         Nesse exato momento concentre-se e tente ouvir os sons que te cercam. Descreva-os para si mesmo: é agitado ou lento? Quais sons se sobressaem? É fraco ou forte? Faça como eu fiz na descrição da chuva e tente achar algo musical dentro desse ambiente que você escolheu.

·         Escolha uma música de seu gosto, tente ouvir a música em geral, da segunda vez que ouvir, tente prestar atenção no que um instrumento (bateria, baixo, guitarra, teclado) ou as vozes (backing vocal, tenor, soprano, contralto)  está fazendo dentro da música.

Com o tempo essa pratica se torna um habito e vai ficando mais fácil perceber detalhes que embelezam a música. Vamos para o próximo princípio então?



            Criar:  Criar não é nada mais, nada menos do que construir algo. Partindo desse pressuposto, podemos dizer que para se criar é necessário conhecer, percebe-se também que quanto mais ouvimos mais conhecemos. Quando voltamos esse aspecto para o lado musical, é notável que quando dominamos um estilo (rock, blues, samba, jazz, pop, reggae) é porque o ouvimos bastante, logo, quanto mais variados estilos você ouve mais noção de como toca-los (ritmo, levadas) você já tem, porque já está absorvido em você. Mas onde entra o criar nisso tudo? Simples, quanto mais elementos, mais fácil se torna criar e recriar. Por exemplo, é como uma pintura numa tela, quem pinta tem as possibilidades de cores, de pinceis, e tem o conhecimento adquirido para poder estampar numa tela o que você imaginou, e previamente já viu algo parecido com o se propôs a pintar, antes mesmo de executar a pintura.

Na música não é diferente, você tem elementos sonoros e o produto final será audível ao invés de visível. É importante ser criativo, encontrar seus próprios meios de embelezar a música, ou trazer um impacto nas pessoas numa música já conhecida. É claro que, sempre precisamos correr atrás do conhecimento, estudar e aprender coisas novas, pois quanto mais informação, mais facilidade de criar teremos. Algo interessante de apresentar pra você é o *¹Rearranjo, ele basicamente dá  ‘textura’, uma cara nova para a música. Quer ver um exemplo nítido de rearranjo. 
Vamos ver exemplos disso para ficar mais claro?

Exemplo 1  
               Aos Pés da Cruz:


Exemplo 2
                Oceans (Hillsong):


Podemos ver a mesma música na versão Original e na versão Rearranjada. Houve um processo de criação em todas essas versões, percebe?

*¹OBS: Um Arranjo Musical é exatamente isso, pegar uma composição musical que só tem a melodia de voz ou instrumento e criar um arranjo musical para ser executado pelos instrumentistas, ou pegar uma música com um determinado arranjo e criar um novo.


             Sentir:  Por fim , vem o sentir. É algo simples, mais fundamental. Como posso tocar algo que não me toca? Se você não consegue se expressar e colocar sentimento no que você toca acaba se tornando algo mecânico e faz com que as pessoas que te ouvem não sintam nada também. Não adianta ter técnica se você não consegue sentir a música, se você não consegue vive-la e transmitir o que ela significa pra você.

Quando se trata de músico Cristão, desses três princípios, gostaria de apresentar-lhes o lado B: Saber Ouvir a voz do Espírito Santo, Criar intimidade com o Pai, Sentir a presença de Deus enquanto o louva em espírito e em verdade.
São dicas que vivencio e gostaria de compartilhar com vocês. Qualquer dúvida, deixe nos comentários a sua pergunta.


Gabrielle Vilas 

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